Abscesso-Dr-Alexandre-Lima-Dermatologista-BH-Belo-Horizonte

Abscesso

O abscesso cutâneo é um acúmulo de pus, em uma lesão da pele, pode ser causado por infecção bacteriana, por fungos, parasitária ou também por objetos externos (como farpa, agulha etc). Inicia-se como uma defesa do organismo, prevenindo que a infecção se espalhe pelo corpo, no entanto, essa barreira também impede ou dificulta a entrada de novas células de defesa.

O mais comum é haver algum tipo de trauma que precipita a infecção ou inflamação. O organismo envia ao local células de defesa que formam pus. Para se proteger há formação de uma membrana (pseudocápsula) que impede o aumento da lesão, mas também dificulta a migração de novas células de defesa.

De uma forma geral, os abscessos cutâneos podem surgir em qualquer parte da pele, são mais frequentes em áreas de dobra. Exemplo disso são as axilas, virilhas e região perianal.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo inflamado vermelho (eritema) e às vezes até roxo no local. Há calor e muitas vezes dor (embora possa ocorrer sem dor também). Algumas vezes o abscesso é mais profundo, diminuindo um pouco a presença desses sinais mais comuns. Em casos mais graves pode haver febre e calafrios.
Quando há rompimento da lesão ela pode se expandir e em casos mais graves levar a gangrena da região.
Embora os abscessos possam ocorrer em qualquer pessoa, sua ocorrência é maior em pessoas com síndromes metabólicas e obesidade, diabéticos, imunodeficientes, fumantes e usuários de drogas venosas.
Quando a lesão é inicial pode melhor com calor local, através da aplicação de compressas quentes, várias vezes ao dia, mas raramente se cura sem tratamento específico. Normalmente utiliza-se medicamentos específicos para cada tipo de microorganismo. Pode ser necessário uma pequena cirurgia para esvaziamento da lesão, o que causa alívio rápido da dor.

O ideal é consultar um médico sempre que considerar que tem algum tipo de abscesso, para que receba um tratamento mais adequado, sem correr o risco de espalhar a infecção pelo corpo, pois em casos mais profundos, pode ocorrer até internação do paciente.

(31) 3222-2245Clique e Ligue agora: 8:00-11:00 e 13:00-18:00
Abscesso