Drenagem-linfatica-belo-horizonte-bh-clinica-alexandre-lima

Drenagem Linfática

O objetivo da drenagem linfática é criar diferenciais de pressão para promover o deslocamento da linfa e do fluido intersticial, visando à sua recolocação na corrente sanguínea. Como principais benefícios da drenagem linfática temos a melhora da circulação, alívio da dor, diminuição de edemas, melhora da postura, melhora da autoestima, diminuição de ganho de peso corporal extra, melhor disposição e relaxamento com favorecimento da neoformação vascular e nervosa, além de prevenir ou minimizar a formação de cicatrizes hipertróficas, retrações e queloides.

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem composta por manobras suaves, lentas, e rítmicas, feita com as mãos, que obedecem ao trajeto do sistema linfático superficial e que tem por objetivos a redução de edemas e linfedemas (de causas pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos de diversas naturezas, dentre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências.

As manobras da Drenagem Linfática possuem várias indicações:
– Tratamento pré e pós-operatorio
– Gravidez ( após o 1º trimestre)
– Pós-Traumatismo
– Insuficiência venosa
– Edemas
– Linfedemas
– Celulites (fibro edema gelóide)
– Hematomas e equimoses
– Rigidez muscular
– Período de TPM
– Insônia
– Pós-Mastectomia
– Pós-Intradermoterapia
– Tratamento coadjuvante da cicatriz hipertrófica ou queloideana.

Um dos principais componentes do sistema imunológico é o sistema linfático, que é o sistema de drenagem do organismo. O sistema linfático exerce as seguintes funções: remover fluidos dos tecidos corporais, absorver ácidos graxos e levá-los para o sistema respiratório e produzir células imunes. Para exercer estas importantes funções o sistema linfático é formado por órgãos linfáticos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, linfoides, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Cada uma das partes que forma o sistema linfático é responsável por diferentes tarefas que visam exercer a drenagem e a manter o organismo regulado.

  1. FONSECA, Floripes M. et al. Estudo comparativo entre a drenagem linfática manual e atividade física em mulheres no terceiro trimestre de gestação. Ceará, 2009.
  2. GODOY, José M. P., GODOY, Maria F. G., Drenagem linfática manual: um novo conceito. São Paulo, 2004.
  3. GODOY, José Maria P.; BELCZACK, Cleusa E. Q. & GODOY, Maria de Fátima G. Reabilitação linfovenosa. Rio de Janeiro: Dilivros, 2005.
  4. GUIRRO, E, C.; GUIRRO, R,R. Fisioterapia Dermato – Funcional: Fundamentos – Recursos Patologias. 3ª ed. São Paulo: Manole, 2002.
  5. Giampietro L Vairo. Systematic Review of Efficacy for Manual Lymphatic Drainage Techniques in Sports Medicine and Rehabilitation: An Evidence-Based Practice Approach. J Man Manip Ther. 2009; 17(3): e80–e89.

Se você procura realizar a Drenagem Linfática em Belo Horizonte, nossa esteticista fica  à sua disposição na Clínica Dr. Alexandre Lima, onde estamos disponíveis para realizar o procedimento de segunda à sexta, da 8:00 às 18:00 (com um pequeno horário de almoço).

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1181 sl 510.
Telefone: (31) 3222-2245
Celular/Whatsapp: (31) 98625-8869

(31) 3222-2245Clique e Ligue agora: 8:00-11:00 e 13:00-18:00
Drenagem Linfática
Avalie essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *