Foliculite de Barba

Esse artigo tem por objetivo ajudar a sanar algumas dúvidas sobre foliculite e pseudofoliculite de barba.

O que é foliculite da barba?

Os pêlos são formados no interior de estruturas da pele chamadas folículos pilosos. A palavra Foliculite descreve uma inflamação dos folículos pilosos. Pode ocorrer em qualquer lugar sobre a pele; o termo foliculite da barba é limitado à inflamação dos folículos pilosos na barba.

O que causa a foliculite da barba?

Foliculite da barba é geralmente causada por uma infecção por Staphylococcus aureus (S. aureus); que é uma bactéria que normalmente afeta a pele. Essa infecção pode ocorrer na pele mesmo quando não se faz a barba, mas frequentemente atinge os homens que raspam. A bactéria que infecta muitas vezes vem das cavidades nasais (narinas), que é o seu habitat natural. A partir das primeiras infecções pode ocorrer a auto-inoculação, ou seja, ao fazer a barba ocorre uma contaminação de novos folículos.

A infecção geralmente inclui uma porção superior do folículo do cabelo próximo da superfície da pele. Em alguns casos, no entanto, a infecção é mais profunda. O organismo responde produzindo uma inflamação, o que causa as pábulas e pústulas (pontos de pus). Por vezes, a inflamação leva à formação de cicatrizes.

A  foliculite da barba é hereditária?

Não. Ela é uma doença normalmente infecciosa.

Quais são os sintomas de foliculite da barba?

Prurido, pábulas eritematosas (bolinhas vermelhas), pústulas (bolinhas de pus).

A foliculite da barba tem cura?

Às vezes. No entanto, em algumas pessoas, a melhora é parcial, mas sempre ocorre. O fato se agrava se  houver o surgimento de cicatrizes, cujo tratamento é mais complicado.

Como posso tratar a foliculite da barba?

• Infecção simples deve responder rapidamente ao uso de um antibiótico adequado, tópico (uso local) ou comprimido.
  • Em algumas pessoas será importante tratar a cavidade nasal.
  • Em algumas situações o uso de coticóides pode ser importante, associando com os outros meios.

O que eu posso fazer?

Se a sua foliculite é persistente você deve tomar medidas higienizar bastante o aparelho de barbear. As partes metálicas podem ser colocadas em água fervente. As partes plástica devem ser limpas cuidadosamente e embebido solução anti-séptica alcoólica.

Uso de loção anti-séptica ajuda em alguns casos.

Em todos os casos é essencial que você procure se consultar com o melhor dermatologista à disposição para o seu caso. Assim você receberá as orientações corretas.

Fonte:

Foliculite de Barba (Emedicine)