Nutrologia

Falaremos aqui, de forma rápida sobre o quê é NUTROLOGIA, entender a sua importância e também o que o especialista em Nutrologia, o Nutrólogo, pode tratar.

A Nutrologia é uma especialidade médica e estuda, pesquisa e avalia os nutrientes dos alimentos, quais são os benefícios e malefícios causados pela sua ingestão dos nutrientes. Estuda suas funções normais e fisiopatologia. A nutrologia aplica este conhecimento na avaliação de nossas necessidades orgânicas, e visa a manutenção da saúde e redução de risco de doenças. É uma especialidade de grande abrangência que aborda casos de pacientes desde a UTI até aqueles que visam o emagrecimento ou a Nutrição Esportiva.

Assim, atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças nutricionais, contribui para a promoção de uma LONGEVIDADE SAUDÁVEL, estabele o princípioo princípio de que nós devemos “morrer jovem o mais tarde possível.” Cuida da nutrição humana, desde a escolha dos alimentos (e nesse campo pode gerar um pouco de confusão com o nutricionista), até a prescrição de nutrientes específicos sob as mais diversas formas, tais como comprimidos, cápsulas, sachês e alimentos de um modo geral.

 

Nutrologia tem uma relação estreita com sua condição de saúde e está presente em praticamente todas as outras especialidades. É simples de entender isso. Em todas as outras especialidades a forma da pessoa nutrir-se pode influenciar dramaticamente o resultado de um tratamento. Uma vez que a condição nutricional impacta em todas as áreas e especialidades

É assim que o cirurgião e o ortopedista necessitam que seu paciente esteja bem equilibrado nutricionalmente, senão o resultado de uma cirurgia poderá ser desastroso. O cardiologista, o clínico geral, o pediatra, o obstetra e praticamente todos os outros precisam que seu paciente esteja bem nutrido. Por isso, antes de tudo, o médico Nutrólogo é um bom profissional a se procurar quando iniciar vários tratamentos clínicos. Às vezes podemos confundir Nutrólogo com Nutricionista. O nutricionista, profissional de extrema importância na saúde humana, faz uma faculdade específica, voltada para a ciência de prescrever alimentos.

 

O Nutrólogo, também tem uma formação para prescrição de alimentos mas, além de poder prescrever alimentos, sua principal função é diagnosticar e prevenir deficiência de nutrientes específicos como proteínas, carbohidratos, lipídios, vitaminas, fibras e sais minerais. Também possui recursos para investigar mais a fundo outros distúrbios endócrinos e fisiológicos relacionados. O Nutrólogo realiza seus tratamentos tanto com a prescrição de alimentos como pela prescrição de medicamentos e suplementos.

É também função do médico Nutrólogo fazer o diagnóstico das deficiências dos diversos nutrientes, o que não faz o nutricionista, não porque não tenha competência, mas apenas por questão de legislação. Assim o médico nutrólogo trata e previne doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e tantas outras. Através da Nutrologia nossos nutrólogos tratam tanto a OBESIDADE como os distúrbios de baixo peso.

O uso da Nutrologia também traz benefícios nos tratamentos estéticos, em casos de celulite, prevenção de um envelhecimento precoce, gordura localizadar como celulite, nos tratamentos de prevenção do envelhecimento precoce, no tratamento de rugas, nas estrias, celulite, gordura localizada.

Dentro da Nutrologia há um capítulo especial da nutrição em idosos e ainda na orientação de atletas (Nutrição e Nutrologia Esportiva) de alto nível e na imensidão das pessoas que fazem exercícios físicos em academias tanto para manter a forma como para ganhar massa magra.

A essência da Nutrologia é fazer florescer em cada pessoa o prazer de se alimentar de forma saudável.

 

Quais as vantagens da nutrologia ?
✔ Os NUTRÓLOGOS dão orientações sobre alimentos e também sobre a alimentação mais equilibrada para corrigir o peso e manter a saúde. Além de acompanhar pessoas com necessidades especificas como é o caso de atletas, idosos e crianças.
✔ O nutrólogo pode avaliar, através de EXAMES, a carência ou o excesso de nutrientes no organismo e assim determina a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas para que cada paciente alcance as substâncias corretas ao seu perfil.
✔ Ele vai te oferecer um plano alimentar, baseado no grupos alimentares, fazendo um balanço adequado de cada alimento no organismo.
✔ Por ser formado inicialmente em MEDICINA, o nutrólogo está apto a RECEITAR REMÉDIOS, quando necessário.

Onde posso encontrar um Nutrólogo?

Se você procura realizar um tratamento para emagrecimento, ganho de massa ou nutrição esportiva, e quer se consultar com um Nutrólogo em Belo Horizonte, nossa equipe está à sua disposição na Clínica Dr. Alexandre Lima, onde estamos disponíveis de segunda à sexta, da 8:00 às 18:00 (com um pequeno horário de almoço), de acordo com a sua conveniência.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1181 sl 510.
Belo Horizonte – MG – Brasil
Telefone: (31) 3222-2245
Celular/Whatsapp: (31) 98625-8869

Nutrologia
4.5 (90%) 24 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *