Poluição e envelhecimento da pele

Estudos recentes mostram que, além do sol, a poluição tem fator importante no processo de envelhecimento da pele. A presença na atmosfera de partículas de poeira, fumaça e algumas moléculas que induzem a formação de radicais livres têm papel importante no envelhecimento da pele.

O que acontece é que nossa pele tem mecanismos de defesa contra a formação de radicais livres intrínsecos, só que a presença e exposição a essas substâncias externas e outros gazes nocivos, fazem com que haja um depósito delas na superfície cutânea. Para se defender o organismo consome parte desses recursos, diminuindo nossas defesas para outros mecanismos como o sol e o próprio envelhecimento. Por isso é que há um envelhecimento precoce.

É por esse motivo que, além do Protetor Solar, é muito importante o uso de cosmecêuticos antioxidantes, como os que são compostos por Vitamina C, Ácido Ferúlico e uma série de outros com excelente ação de prevenção à formação de radicais livres e rejuvenescimento em nossa pele.

Quando já existe algum dano à nossa pele é importante tratar corretamente. Um bom profissional vai saber determinar o que é melhor para você.

Algumas possibilidades para tratamento:

– Uso de medicamentos antioxidantes.

– Uso de ácidos específicos para cada pele.

Peeling

Tratamento a laser

 

Fonte:

1) J. Cotovio et al. Generation of oxidative stress in human cutaneous models following in vitro ozone exposure.
2) Andrea Vierkötter et al. Airborne Particle Exposure and Extrinsic Skin Aging.

(31) 3222-2245Clique e Ligue agora: 8:00-11:00 e 13:00-18:00
Poluição e envelhecimento da pele
Avalie essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *