Estudos recentes mostram que, além do sol, a poluição tem fator importante no processo de envelhecimento da pele. A presença na atmosfera de partículas de poeira, fumaça e algumas moléculas que induzem a formação de radicais livres têm papel importante no envelhecimento da pele.
O que acontece é que nossa pele tem mecanismos de defesa contra a formação de radicais livres intrínsecos, só que a presença e exposição a essas substâncias externas e outros gazes nocivos, fazem com que haja um depósito delas na superfície cutânea. Para se defender o organismo consome parte desses recursos, diminuindo nossas defesas para outros mecanismos como o sol e o próprio envelhecimento. Por isso é que há um envelhecimento precoce.
É por esse motivo que, além do Protetor Solar, é muito importante o uso de cosmecêuticos antioxidantes, como os que são compostos por Vitamina C, Ácido Ferúlico e uma série de outros com excelente ação de prevenção à formação de radicais livres e rejuvenescimento em nossa pele.
Quando já existe algum dano à nossa pele é importante tratar corretamente. Um bom profissional vai saber determinar o que é melhor para você.
Algumas possibilidades para tratamento:
– Uso de medicamentos antioxidantes.
– Uso de ácidos específicos para cada pele.
– Peeling
Fonte:
1) J. Cotovio et al. Generation of oxidative stress in human cutaneous models following in vitro ozone exposure.
2) Andrea Vierkötter et al. Airborne Particle Exposure and Extrinsic Skin Aging.