Poluição e envelhecimento da pele

Estudos recentes mostram que, além do sol, a poluição tem fator importante no processo de envelhecimento da pele. A presença na atmosfera de partículas de poeira, fumaça e algumas moléculas que induzem a formação de radicais livres têm papel importante no envelhecimento da pele.

O que acontece é que nossa pele tem mecanismos de defesa contra a formação de radicais livres intrínsecos, só que a presença e exposição a essas substâncias externas e outros gazes nocivos, fazem com que haja um depósito delas na superfície cutânea. Para se defender o organismo consome parte desses recursos, diminuindo nossas defesas para outros mecanismos como o sol e o próprio envelhecimento. Por isso é que há um envelhecimento precoce.

É por esse motivo que, além do Protetor Solar, é muito importante o uso de cosmecêuticos antioxidantes, como os que são compostos por Vitamina C, Ácido Ferúlico e uma série de outros com excelente ação de prevenção à formação de radicais livres e rejuvenescimento em nossa pele.

Quando já existe algum dano à nossa pele é importante tratar corretamente. Um bom profissional vai saber determinar o que é melhor para você.

Algumas possibilidades para tratamento:

– Uso de medicamentos antioxidantes.

– Uso de ácidos específicos para cada pele.

Peeling

Tratamento a laser

 

Fonte:

1) J. Cotovio et al. Generation of oxidative stress in human cutaneous models following in vitro ozone exposure.
2) Andrea Vierkötter et al. Airborne Particle Exposure and Extrinsic Skin Aging.

Avalie essa publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *