roupa-tecido-protecao-UV-homem-mulher-dermatologista-bh

Roupas com Proteção Ultravioleta (UV)

Você sabia que existem roupas, bonés e mangas específicas que auxiliam na proteção contra o sol?.

Veja aqui algumas dicas de como utilizar e se proteger ainda melhor e com muito conforto.

A proteção Ultravioleta (UV)

Você provavelmente já leu ou ouviu falar da importância de se proteger contra a radiação UV e os principais motivos são:

  1. Risco de queimadura: a exposição aguda e excessiva ao sol pode levar a queimaduras de leve a graves.
  2. Envelhecimento da pele: os estudos científicos mostram que o sol tem efeito direto no envelhecimento da pele, com formação de manchas, formação de sardas e propiciando a flacidez da pele. Em média é responsável por 80-90% dos sinais de envelhecimento.
  3. Propicia o aparecimento de câncer de pele: várias lesões de pele são favorecidas ou mesmo ocasionadas diretamente pela exposição ao sol ao longo do tempo, desde lesões benignas até as malignas, como o câncer.

 A roupa normal protege contra o sol?

De uma forma geral, as roupas podem proporcionar um barreira contra os raios ultravioletas. Na prática de esportes ao ar livre e aquáticos, ou em situações onde a reaplicação do filtro solar seja mais difícil; ou no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol.

Os tecidos de algodão oferecem menor proteção, enquanto o poliéster fornece uma proteção um pouco maior. Veja os fatores de proteção das roupas normais abaixo:

Tecidos
FPS
Camiseta molhada
11
Camiseta seca
16
Lycra molhada
24
Lycra seca
35

Nos casos das roupas de tecido normal, as cores mais escuras protegem um pouco mais do que as mais claras.

E as roupas especiais, com proteção UV?

Com a evolução de algumas tecnologias, começou-se a fabricar tecidos que forneciam, em sua própria trama de fios, substâncias que protegem ainda mais contra a radiação. Dessa forma, hoje existem tecidos que contém dióxido de titânio na trama que protegem com um FPS 50 e as cores dos tecidos não são importantes.

roupa-tecido-protecao-UV

 

É claro que existem outros fatores importantes, como o uso de protetor solar diariamente, alimentação balanceada, suplementação de antioxidantes, que auxiliam na diminuição dos efeitos do sol.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre como cuidar de sua pele, você deve fazer uma consulta com um dermatologista.

Texto: Dr. Alexandre Lima

Roupas com Proteção Ultravioleta (UV)
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *