Botox-Rugas-Expressão-Testa-Dr-Alexandre-Lima-Dermatologista-Belo-Horizonte-BH-Mulher

Botox

O Essencial Sobre o Botox

A Toxina Botulínica (Botox ®) é uma toxina extraída, originalmente da bactéria Clostridium botulinum que, por ter um efeito de paralisar a musculatura passou a ser utilizado, para fins estéticos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e no tratamento da hiperidrose (suor excessivo).

A aplicação de botox é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, o efeito começa a aparecer com 2 a 7 dias e dura em torno de 4-6 meses quando é feita aplicação de botox no rosto e 9 meses a 1 ano, quando aplicamos o botox para hiperidrose.

Ao se fazer a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurônio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.

Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, ao relaxar esses músculos impedem as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, o que tem grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação de botox no rosto, como para o tratamento das rugas.

Muitas dúvidas serão respondidas abaixo, mas se deseja saber outras informações use o espaço de comentários, que será respondido por nossos médicos. Deseja saber o preço ou marcar consulta, utilize nosso formulário de contato no final da página.

As principais indicações são: Rugas de expressão, especialmente aquelas da testa e ao redor do olhos (pés-de-galinha).

Quer saber um pouco mais, continue lendo…

A toxina botulínica é um complexo protéico originário da bactéria Clostridium botulinum. Existem diversos sorotipos, sendo que o mais utilizado é o sorotipo A.

Com finalidade médica foi primeiro utilizada na Oftalmologia e Neurologia. Botox ® foi a primeira toxina utilizada comercialmente e tornou-se sinônimo do produto e do procedimento, hoje muito difundido na Dermatologia e na Plástica. Aqui quando dissermos Aplicação de Botox, entenda como Aplicação de Toxina Botulínica.

Quando se faz a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura.

É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação de botox no rosto, como para o tratamento das rugas.

No tratamento para hiperidrose, o Botox impedirá o impulso nervoso que libera o suor das glândulas sudoríparas, que casa a suor excessivo.

A aplicação de botox é muito segura, principalmente quando realizada por um dermatologista ou outro médico especializado na sua aplicação.

Durante muito tempo houve um certo medo por parte de algumas pessoas que pensavam que ficariam “sem expressão”, mas isso não ocorre, se feito corretamente. Assim, para o tratamento de linhas de expressão, a aplicação de botox no rosto ainda é um dos tratamentos mais utilizados até hoje.

Para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo), ele é o método mais seguro e com menos efeitos colaterais, principalmente para aqueles que não desejam fazer cirurgia, como a simpatectomia (que é um ótimo método para o tratamento da sudorese excessiva). Não há indução de sudorese compensatória. Entretanto, quando aplicamos botox nas mãos, pode haver diminuição dos movimentos finos, o que pode incomodar pianistas, violonistas e artesãos. Nos demais pacientes isso não é significativo.

A aplicação de botox está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para o tratamento de excesso de suor:

  • Rugas na testa (linhas de expressão)
  • Rugas entre as sobrancelhas
  • Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
  • Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
  • Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos)
  • Sorriso gengival
  • Poros dilatados (Mesobotox)

O botox não está indicado para as rugas nasogenianas (“Bigode Chinês”) onde os melhores métodos são os de preenchimento.

O efeito da aplicação de botox no rosto dura de 3-4 meses, quando então começa a diminuir e acaba totalmente com 6 meses após a aplicação. Por isso recomendamos novas aplicações a cada 6 meses.

Para o tratamento do suor excessivo (hiperidrose) o tempo de duração fica em torno de 9 meses, sendo que alguns pacientes têm efeito residual por até 01 ano, quando fazemos nova aplicação do botox.

Na aplicação de botox no rosto (para linhas de expressão, sorriso gengival, poros dilatados) ou nas axilas (para hiperidrose axilar)fazemos um preparo e limpeza da pele e aplicamos um anestésico tópico (pomada). Quando pronto aplicamos a toxina botulínica nos pontos necessários. O paciente pode seguir sua rotina normal após a aplicação, apenas tomando alguns cuidados que o médico irá orientar. O procedimento demora aproximadamente 30 minutos.

Na aplicação de botox nos pés ou nas mãos (hiperidrose palmar, hiperidrose plantar), após assepsia adequada fazemos um bloqueio anestésico para acabar com a sensibilidade desses locais e fazemos a aplicação necessária. Após o procedimento essa diminuição da sensibilidade pode durar algumas horas. Dificultando e contra-indicando a direção. O procedimento demora em torno de 1 hora a 1 hora e meia.

Imediatamente após a aplicação de botox pode-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em poucos minutos.

Em poucos casos pode-se atingir alguns vasinhos pequenos, levando a pequena equimose (“hematoma”), que pode durar alguns dias e deve-se evitar exposição ao sol.

O efeito começa a surgir em média a partir do terceiro ao sétimo dia. Normalmente o médico pedirá uma reavaliação após 15 dias.

Existe algumas recomendações clássicas após a aplicação do botox:

  • Evitar exposição ao sol.
  • Não deitar-se por 4 horas.
  • Não realizar atividades físicas no dia da aplicação.
  • Não massagear a área tratada.

Apesar de algumas pessoas pensarem o contrário, não há problemas em gesticular, sorrir e realizar outras expressões que são habituais.

A princípio qualquer pessoa pode realizar a aplicação de botox, sendo inclusive, em casos de doenças específicas, aplicado até em crianças.

Para fins estéticos, no entando isso pode ser feito a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos começamos a utilizar o botox como auxiliar no tratamentos dessas rugas.

No caso da hiperidrose, se há um incômodo grande ou comprometimento social pode ser realizada a aplicação em pessoas mais novas.

Existem poucas contra-indicações à aplicação do botox:

  • Hipersensibilidade ao produto (alergia): é rara
  • Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local.
  • Gravidez e amamentação.



Assine a nossa lista e comece a receber Agora,
dicas que vão transformar a sua pele rapidamente.

privacy Nós não enviamos SPAM!


(31) 3222-2245Clique e Ligue agora: 8:00-12:00 e 14:00-18:00

Comments 6

  1. Daniela

    Faço botox e noto que a cada aplicação o tempo de duração parece diminuir. No máximo 2 meses hoje. Isto é normal ou o problema é com minha pele?

    1. Post
      Author
      Dr. Alexandre Lima

      Daniela, o mais comum é ocorrer justamente o contrário, durar um pouquinho a mais. Existem pessoas que podem desenvolver resistência, mas é MUITO raro. Você está fazendo com o mesmo dermatologista? Ou está mudando de médico?
      Se tiver mais dúvidas entre em contato

    1. Post
      Author
  2. Airton jose Cardoso

    Quero fazer uma aplicação de botox entre as sombracelhas e laser nos pés galinha ,qual o valor da consulta e qual o valor destas aplicações. Aguado resposta, Grato Airton

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *