Preenchimento-Facial-Rosto-Fundo-Dr-Alexandre-Lima-Dermatologista-Belo-Horizonte-BH

Preenchimento Facial

Esse artigo busca explicar detalhamento informações sobre as técnicas de preenchimento e bioplastia, abaixo você verá os tópicos que serão abordados.

O Preenchimento facial é uma técnica imprescindível para o rejuvenescimento. De forma muito rápida, um sulco, uma depressão no rosto ou um lábio pode ser melhorado através dessa técnica.
Um dos melhores e o mais seguro produto para o preenchimento facial é, sem dúvida, o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele. Tem como função reter água, conferindo hidratação e volume. Gradualmente, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico se degrada e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.

As principais marcas de ácido hialurônico liberadas no Brasil são produzidas em laboratórios, de uma forma sintética, mas são semelhantes ao componente natural da pele, assim não causam alergias ou rejeições.

A durabilidade do preenchimento varia de pessoa para pessoa e também conforme a técnica e o local aplicado, podendo durar de 09 a 18 meses, quando utilizado o Ácido Hialurônico. Nesse artigo verá que existem outras substâncias.

Quer saber um pouco mais, continue lendo…

O preenchimento consiste em um procedimento onde o Dermatologista ou especialista em Medicina Estética aplica materiais específico sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo a sua profundidade, com o objetivo de restaurar o contorno e volume do rosto, melhorando do aspecto da região tratada.

O preenchimento, através de técnicas específicas é utilizado para correções de contorno do corpo, do rosto, do nariz, sendo que alguns chamam essa técnica de Bioplastia.

Ao injetarmos o material sob a pele ele “empurra” a pele acima dele para fora, suavisando as rugas e sulcos nessa região. Após a aplicação ocorrem algumas reações que dependem do tipo de material utilizado.
  • Preenchedores: São substâncias que promovem o preenchimento, aumento de volume no local aplicado.

    • PMMA (polimetilmetacrilato, metacril ®): ao ser aplicado, ocorre uma reação micro-inflamatório que envolve as partículas do polímero e promove a formação de um tecido que o envolve e o mantém no local.

      • O PMMA é muito utilizado na Bioplastia.

    • Preenchimento com ácido hialurônico: é uma substância presente naturalmente em nossa pele, mas que diminui, junto com as fibras de colágeno, ao envelhecer, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele. O preenchedor utiliza um ácido hialurônico sintético, idêntico ao da pele, que irá substituir essa perda de volume e melhorando o aspecto e luminosidade da pele.

      • As marcas mais comuns de ácido hialurônico são: Restylane ®, Juvederm ®, Teosyal ®

      • O ácido hialurônico pode ser utilizado para o preenchimento de rugas, linhas de expressão, lábios, sulco-nasogeniano, “bigode-chinês”, rosto, preenchimento de grandes lábios.

  • Indutores da formação de colágeno / Estimulação do colágeno: essas substâncias são injetadas na pele e estimulam o próprio organismo a formar novas fibras de colágeno, promovendo uma grande melhora da flacidez da pele e também promovendo o preenchimento de rugas e sulcos do rosto. Como as fibras formadas, serão novamente degradadas com o tempo, essa é uma técnica temporária.

    • Sculptra (Ácido polilático)

    • Radiesse (Hidroxiapatita de cálcio)

  • Preenchimento com gordura própria (gordura autóloga, auto-enxertia, lipoenxertia): nesse método é colhida gordura da própria pessoa através de lipoaspiração e injetado no local desejado.

    • Também podemos utilizar o preenchimento de gordura para rugas, linhas de expressão, para o rosto e também em preenchimento de glúteos.

Trata-se apenas de uma diferença de técnica de aplicação, na verdade a Bioplastia é uma técnica de preenchimento utilizada para a correção de estruturas anatômicas ou contornos corporais e faciais. É comum se referir a bioplastia de nariz, bioplastia de mento, bioplastia de glúteos (ou bumbum), bioplastia de mandíbula, bioplastia das mãos. Enquanto o termo preenchimento é utilizado para preenchimento de rugas, preenchimento de sulcos (sulco nasogeniano, bigode chinês), preenchimento para aumento de lábios, preenchimento de grandes lábios, etc.

Cada um deles é um método diferente, que agem em locais diferentes e cada um de uma forma. O botox é utilizado para rugas e linhas de expressão, enquanto o preenchimento é utilizado para o aumento de volume ou correção de contornos.

Grande parte delas já foi citada aqui, mas vamos às principais indicações:

  • Rugas finas no rosto
  • Sulcos faciais: sulco nasogeniano (“bigode chinês“)
  • Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou outras doenças como a Lipodistrofia do HIV, levando a “bochecha murcha”
  • Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios.
  • Sulcos do canto da boca e infralabiais.
  • Correção de cicatrizes
  • Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios.
  • Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto, o que pode ser feita tanto com ácido hialurônico, radiesse ® ou pela bioplastia.
  • Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”

Na técnica de bioplastia o preenchimento também pode ser usado para as seguintes situações:

  • Preenchimento de glúteos (preenchimento de bumbum): tanto para aumento de volume, quanto para correção das depressões do bumbum.
  • Aumento de volume muscular: panturrilha, peitoral, entre outros.
  • Bioplastia de nariz,
  • Bioplastia do queixo e mandíbula.

Antes do procedimento o paciente deve ser orientado sobre a técnica utilizada, sobre as queixas que possui e suas expectativas. Receberá orientação sobre o material utilizado (PMMA, ácido hialurônico, radiesse, sculptra, etc).

Para iniciar, aplicamos primeiramente um anestésico tópico, para diminuir a sensibilidade à penetração da agulha que, dessa forma costuma ser um processo rápido e indolor.

O material do preenchimento é injetado utilizando-se microcrânulas em diferentes camadas da pele, o ácido hialurônico (Restylane, Teosial, Juvederm) é injetado na derme superficial, mais superficial. O radiesse e o sculptra, são injetados um pouco mais abaixo. E por fim no processo de Bioplastia o PMMA é injetado, nas camadas mais profundas da pele.

O tempo de duração do procedimento gira em torno de 20 a 40 minutos, dependendo do tipo de procedimento.

O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado, podendo durar de 1,5 a 5 anos, de acordo com alguns fatores que o seu dermatologista poderá orientar. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.

No local tratado a pele poderá ficar um pouco avermelhada. Ocasionalmente, caso se atinja algum vaso podem ocorrer pequenos hematomas que regridem em pouco tempo.

A sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente não é doloroso. Anestésico tópico é utilizado para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha. Para algumas técnicas de bioplastia, como bioplastia do nariz, bioplastia do queixo e da mandíbulas, é necessário um bloqueio anestésico local.

São poucos e a maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento. Não existe down-time.

  • Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação.
  • Caso haja hematoma deve-se evitar o sol.
  • Usar filtro solar regularmente.

OBS: Pergunte ao seu dermatologista, ele poderá te dar outras recomendações específicas ao procedimento realizado.

Preenchimento-Dr-Alexandre-Lima-Dermatologista-Belo-Horizonte-BH

Qualquer pessoa, a princípio pode fazer o preenchimento, desde que esse processo seja o mais indicado para a queixa do paciente e realizado por um médico especializado.

Não. O preenchimento pode ser feito em qualquer idade, sendo utilizado tanto para correção de alterações congênitas quanto para tratamentos estéticos.

A maioria dos casos não possui contra-indicações e o melhor é consultar o seu dermatologista para saber mais sobre a sua queixa e o procedimento específico que irá realizar.

No caso do PMMA e do ácido hialurônico, os resultados do preenchimento são imediatos.

Quando utilizamos o Radiesse, temos um efeito imediato, mas que diminui um pouco nos 3 primeiros meses e depois volta a aumentar com a produção de colágeno. Na prática, o efeito imediato é o que ficará no longo prazo.

Em relação ao Sculptra, são necessária, 2 a 3 sessões, dependendo da indicação, os efeitos começam a aparecer em aproximadamente 2 semanas após a segunda sessão.



Assine a nossa lista e comece a receber Agora,
dicas que vão transformar a sua pele rapidamente.

privacy Nós não enviamos SPAM!


(31) 3222-2245Clique e Ligue agora: 8:00-12:00 e 14:00-18:00

Comments 16

  1. José Roberto

    Bom dia! No meu caso não se trata de preenchimento facial sim o excesso de bochechas. Quais recursos tens para reduzir o volume nesta situação?

    Att. JR

    1. Post
      Author
  2. Ivanilde Estrela

    Boa tarde!

    Quero agendar uma avaliação, mas, para inicio de conversa tenho pavor de sentir dor, o preenchimento de fato é indolor?

    Muito obrigada.

    1. Post
      Author
      Dr. Alexandre Lima

      Olá Ivanilde,

      O desconforto que o preenchimento causa é mínimo e para pessoas com maior sensibilidade podemos usar anestésicos específicos que praticamente elimina esse problema. Ligue no meu consultório e agende uma consulta: (31) 3222-2245. Tenho certeza que verá que vale muito a pena.

      Abraços. Dr. Alexandre Lima

  3. Thais

    Boa noite, gostaria de estar fazendo o procedimento de preenchimento com ácido hialurónico para olheiras, as quais são fundas.

    O procedimento e indicado ?

    Att, Thais Marcelle

    1. Post
      Author
      Dr. Alexandre Lima

      Olá Thais, existem diversos tipos de olheira, mas quando o problema principal é a depressão abaixo do olho, o preenchimento é um dos principais tratamentos. Claro que precisamos avaliar bem cada caso. Marque uma consulta, meu telefone é (31) 3222-2245.

      Abraços.

  4. Clélia Rosa

    Boa tarde, gostaria de saber qual é o melhor tratamento para as marcas de expressão que se formam no colo. Já tentei mas não consigo evitar pq só durmo de lado rs.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  5. ALESSANDRA

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER ESSE PREENCHIMENTO ,É BOTOX, TENHO O CHAMADO BIGODE CHINÊS,NÃO TENHO VONTADE NENHUMA DE USAR BOTOX, O PROCESSO É O MESMO?

    1. Post
      Author
      Dr. Alexandre Lima

      Oi Alessandra, não, botox e preenchimento são dois procedimentos totalmente diferentes. Para casos como o que você disse, o mais comum é fazermos um preenchimento facial. O botox não está indicado para esses casos. Óbvio que para saber exatamente o problema você deve marcar uma avaliação com o dermatologista.

  6. Nathália Cruz

    Boa noite, Dr Alexandre!

    Fiz uma rinoplastia, porém n fiquei satisfeita com o resultado. Na parte superior formou um ”calo ósseo” e este está deixando uma espécie de marca. É possível corrigir ou menizar esse ”detalhe” melhorando a aparência, utilizando alguma dessas técnicas citadas nesta matéria?

    Att,

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *