TAKING TOO LONG?
CLICK/TAP HERE TO CLOSE LOADING SCREEN.

Estrias: causas e tratamentos

O que são as Estrias?

As Estrias são caracterizadas pela deformação ou rompimento das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação para a pele. As estrias podem aparecer tanto em homens, quanto mulheres. O período de maior aparecimento de estrias é na adolescência e também as estrias de gravidez/gestação. Entretanto, de uma forma geral, as podem aparecer em qualquer pessoas e a todo instante vemos fotos de pessoas famosas com estrias.

[accordion_item title=”Causas das Estrias”]

Estrias na Gravidez: Aproximadamente 90% das mulheres podem vir a desenvolver algum tipo de estrias. Frequentemente no início são estrias vermelhas e só com o tempo se transformam em estrias brancas. O mais comum nesses caso é o aparecimento de estrias na barriga e no peito.

Estrias por Distenção: são estrias que aparecem devido a uma rápida distenção na pele, seja pelo crescimento (estrias nas costas), pelo desenvolvimento na puberdade (estrias no peito e estrias no bumbum). Entram nesses casos também a estrias devido a obesidade e ao “efeito sanfona”.

Estrias por alteração hormonal: alguns distúrbios hormonais também podem causar as estrias, normalmente por alteração do peso, levando a distenção da pele e consequente estrias. Nessa categoria, o maiscomum é o uso crônico, excessivo de corticóide oral ou até mesmo tópico, além de síndromes metabólicas, como a Síndrome de Cushing.

[/accordion_item]

Tratamento de Estrias:

Dito sobre as causas das estrias, vamos ao que interessa à maioria, os tratamentos para estrias. Quando falamos no tratamento das estrias, podemos lançar mão desde creme para estrias, comerciais ou medicamentos, a até procedimentos como dermoabrasão, Dermaroller e Laser de CO2 para estrias.

Entretanto duas coisas são importantes a serem observadas: (1) quanto antes iniciar os tratamentos melhores serão as chances de bons resultados, por isso não demore. (2) sempre é possível melhorar o aspecto e; (3) ainda não existe cura para as estrias, por isso cuidado com o que lhe prometem.

Com isso bem entendido vamos aos tratamentos para estrias:

[accordion_item title=”Opções de tratamento para as estrias”]

Hidratação: a hidratação contínua do organismo, através da ingestão diária de 2-3 litros de líquidos é importante no bom funcionamento e manutenção das fibras de colágeno da pele, ajudando, parciamente a prevenir as estrias ou melhor as estrias um pouco.

Creme para estrias: existem diversos produtos e creme para estrias no mercado, tanto de uso comercial quanto prescrito por dermatologista, aconselhamos os produtos dermatológicos pois possuem melhor efeito e melhor custo benefício. O mais comum é a associação de um hidratante/óleo/emoliente, com algum tipo de ácido, como ácido retinóico, glicólico, mandélico entre outros. Esses tratamentos também são utilizados com intuito de prevenir as estrias na gravidez. Nesse caso o médico deverá ser consultado para escolha dos medicamentos possíveis nessa fase.

Peeling: o peeling é um ótimo método no tratamento das estrias. Ele promove uma descamação da pele tratada, melhorando a textura superficial da pele e estimulando a produção de colágeno nas camadas mais profundas, também é excelente no tratamento de áreas manchadas ou estrias mais escurecidas.

Dermoabrasão: a microdermoabrasão ou também a dermoabrasão consiste na esfoliação da pele e ela serve no tratamento das estrias promovendo a renovação das camadas superficiais e profundas da pele, estimulando um novo processo de cicatrização que leva à melhora das estrias.

Dermaroller: Dermaroller é um tratamento recente, que consiste em um rolo com micro-agulhas, que é passado várias vezes na área a ser tratada, causando um pequeno trauma e à semelhança do laser de CO2 fracionado, vai estimular a produção de colágeno e elastina, retraindo a pele. Utilizado nos tratamento para estrias, cicatrizes de acne, rugas da face e flacidez da pele.

Cirurgias: O método mais utilizado é a Abdominoplastia, um método mais indicado quando há grande flacidez, as estrias são eliminadas apenas na faixa de pele retirada, não sendo um tratamento para estrias de primeira indicação. É realizado por cirurgiões plásticos.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Tratamento a Laser para Estrias” open=”true”]

Laser Fracionado de CO2: ou o Laser de Erbium Fracionado são hoje os métodos mais eficientes no tratamento para estrias. Trata-se de um laser que promove a vaporização da água da pele, com consequente cicatrização e estímulo à formação de colágeno e retração da pele. Ele também é utilizado no tratamento da flacidez da pele, cicatrizes traumáticas, cicatrizes cirúrgicas, cicatrizes de acne e manchas na pele, além de promover o rejuvenescimento. Normalmente o tempo de recuperação é rápido, de 3 a 7 dias e não impede o trabalho.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Fontes”]

– MARC TUNZI, M.D. et al. Common Skin Conditions During Pregnancy.

– Satish Doddaballapur. Microneedling with Dermaroller. J Cutan Aesthet Surg. 2009 Jul–Dec; 2(2): 110–111.

– Clinica Dr. Alexandre Lima: Laser Fracionado de CO2.

MedStetica: Hidratação

[/accordion_item]

[sc:AssineListaFinalPost ]

Estrias: causas e tratamentos
3.9 (77.33%) 15 votes
Category: Alterações Estéticas, Doenças da pele

  1. Mireille (reply): Olá de preciso de ajuda tenho estrias pelo corpo,e isso me deixa maú preciso de ajuda mas não sei como e o tratamento, isso e terrível quero saber se pelo menos disfarça ou some.. Obrigado pela atenção
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Mireille, é possível tratar e melhorar as estrias sim, mas precisaria avaliar o seu caso para determinar o melhor tratamento. Abraços.
  2. Clarice (reply): Oiii engravidei e com o tempo minhas pernas na pandurilha foi aparecendo muitas gostaria de saber se tem tratamento e se fome ?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Clarice, não existe um tratamento que elimine 100% das estrias, mas temos como melhorar muito o aspecto e deixar bastante satisfeita.