TAKING TOO LONG?
CLICK/TAP HERE TO CLOSE LOADING SCREEN.

Laser de CO2 Fracionado

O Essencial Sobre o Laser Fracionado de CO2:

O Laser Fracionado de CO2 é um laser que possui alta afinidade pela água em nossa pele e ao ser utilizado promove sua vaporização com consequente cicatrização, isso leva a um estímulo à formação de colágeno, diminuindo cicatrizes traumáticas, cicatrizes cirúrgicas, estrias e manchas na pele, além de promover o rejuvenescimento.

O tempo de recuperação é rápido, de 3 a 7 dias e não impede o trabalho. Após o procedimento deve-se evitar o sol e deve-se utilizar fotoprotetor solar, com alta proteção UVA e UVB.

Quer entender um pouco mais, continue lendo…

[accordion_item title=”O que é Laser de CO2?”]

O Laser de Co2 possui grande afinidade pela água presente nas células da pele e é absorvido por elas. Ao absorver a energia do laser, há um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam. Isso deixa um espaço de regeneração da pele, que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor, o que auxilia na retração da pele flácida.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Como funciona o Laser de CO2 Fracionado?”]

A diferença entre o Laser CO2 tradicional e de um Laser Fracionado de CO2 é que o Laser de CO2 atua em toda a superfície aplicada, como um “jato”, causando maiores efeitos mas com lesões da pele muito maiores e consequentemente um tempo de recuperação muito maior, pós aplicação do Laser.

No Laser Fracionado, o sistema atua como um “chuveiro de alta potência”, onde o laser de CO2 vai penetrar profundamente na pele, mas deixando áreas íntegras ao redor. Com a tecnologia do Laser Fracionado de CO2 o tempo de recuperação é muito curto pois essa pele íntegra rapidamente recompõe a pele lesada, mas como ela também recebeu o aquecimento do laser também receberá os benefícios, assim há um estímulo à cicatrização e à remodelação do colágeno, com contração das fibras e diminuição da flacidez e das cicatrizes, como as cicatrizes de acne e também das estrias. Por eliminar uma parte dessa pele lesada e estimular uma formação de um tecido novo, o laser fracionado também atua eliminando algumas manchas na pele, como o melasma, por exemplo.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Quais as Vantagens do Laser de CO2 Fracionado?”]

O Laser Fracionado de CO2, ao permitir que haja pequenas áreas de pele não danificada favorece uma rápida recuperação da pele, além de diminuir os efeitos colaterais. Assim o tratamento com o Laser Fracionado é superior tanto nos melhores efeitos quanto nos menores efeitos colaterais que o Laser de CO2 tradicional, dermoabrasão, peelings profundos etc. Assim um rápido resumo das vantagens do Laser Fracionado de CO2 seria:

– Maior integridade da pele, diminuindo efeitos colaterais: pois o Laser de CO2 Fracionado deixa porções de pele íntegras, que cicatrizam rapidamente.

– Não forma crostas: ao contrário da demoabrasão e dos peelings profundos, o laser fracionado de CO2 não deixa crostas.

– Mínimo Down-time (tempo de recuperação): A recuperação após realizar o laser fracionado, é rápida, não atrapalhando nas atividades diárias do paciente.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Quais as indicações do Laser Fracionado de CO2?”]

O Laser Fracionado de CO2, está indicado nos casos em que queremos promover uma remodelação das camadas da pele e estímulo da produção de colágeno, trazendo diminuição da flacidez da pele e das manchas na pele. As principais indicações são:

Tratamento das Cicatrizes de acne: um dos casos em que o Laser Fracionado de CO2 está melhor indicado.

Tratamento de Poros abertos / Poros dilatados,

Tratamentos de manchas na pele: hiperpigmentação e melasma,

Tratamento de estrias: tratamento a laser de estrias brancas ou vermelhas,

Rejuvenescimento da pele

Tratamento de rugas da face: rugas finas dos lábios, na testa e “pés de galinha”,

Tratamento de Flacidez da pele

Tratamento de manchas senis e solares: envelhecimento solar do rosto, pescoço, papada, peito e mãos .

Tratamento para olheiras.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Como é o procedimento com Laser de CO2 Fracionado?”]

O procedimento é relativamente rápido, demorando em torno de 20-45 minutos dependendo da área a ser tratada com o laser. Normalmente são necessárias de 3 a 6 sessões para se atingir os resultados esperados e só o seu dermatologista poderá determinar melhor o seu caso. Cada sessão pode ser feita com intervalos de 2 a 6 semanas, dependendo da área tratada, do aparelho utilizado e da técnica empregada.

É comum alguns dermatologistas prescreverem alguns produtos para preparar a pele, antes da realização do laser fracionado, embora não seja essencial.

Durante o procedimento são utilizados produtos para promover anestesia da área a ser tratada. Além de equipamentos para diminuir a sensibilidade e a dor ao procedimento.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Como fica a pele após o tratamento com o Laser de CO2 Fracionado?”]

Algumas pessoas perguntam se o Laser Fracionado de CO2 dá manchas, é importante que se tenha alguns cuidados, para evitar os efeitos colaterais, que são poucos, mas possíveis. Nos primeiros dias após a aplicação do Laser Fracionado de CO2, a pele tratada pode ficar rósea ou vermelha e edemaciada (inchada) em algumas regiões, sendo mais comum nas primeiras 24 horas, principalmente em locais de pele mais fina, como região periocular. Entre o 2-3o dia há formação de uma crosta muito fina sobre a pele, que será rapidamente eliminada.
Frequentemente a pele volta ao normal em torno de 3 a 7 dias, mas não impede as atividades do dia-a-dia, podendo realizar suas rotinas normalmente. Deve haver apenas uma maior atenção a alguns cuidados
.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Após realizar o tratamento com o Laser Fracionado de CO2, quais cuidados devo tomar?”]

Os principais cuidados a serem tomados após o tratamento a laser são:

– Evitar exposição ao sol nos 15 dias após aplicação do laser fracionado, justamente para evitar o aparecimento de manchas.

– Uso de compressas geladas, ou compressas de camomila nas primeiras horas para alívio do ardor (frequente com alguns laser).

– Hidratação com óleo ou creme hidratante específico prescrito pelo médico 2 ou mais vezes ao dia, de acordo com a prescrição do dermatologista.

– Filtro solar com proteção UVA e UVB altas nas áreas tratadas.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Quem pode realizar o tratamento com o Laser Fracionado de CO2?”]

O tratamento pode ser feito por todo tipo de pessoa, não havendo restrições a partir dos 15 anos aproximadamente. Pode ser feito tanto em pessoas de pele clara ou morena. O Laser Fracionado de CO2 pode ser realizado em qualquer estação, não havendo necessidade de evitar o período do verão, desde que o paciente tenha o cuidado de não expor a área tratada durante todo o tratamento e por 15 dias após o final do tratamento a laser.

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Quais são as contra-indicações do Laser de CO2 Fracionado?”]

O uso do laser fracionado possui poucas contra-indicações, muitas delas comuns a vários procedimentos:

– Gravidez

– Pessoas em tratamento com isotretinoína.

– Herpes em atividade

– Pacientes com sensibilidade à luz: por exemplo os portadores de Lupus e Pênfigo.

– Pacientes em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.

– Lesão pigmentar suspeita (pintas, nevos suspeitos).

[/accordion_item]

[accordion_item title=”Quando verei os resultados com o Laser de CO2 Fracionado?”]

Alguns resultados já aparecerão logo na primeira sessão como diminuição dos poros, melhoras das rugas finas e rugas médicas no rosto, testa, rugas nos lábios e rugas perioculares.
Naquelas alterações onde é preciso a recuperação do colágeno, rugas profundas, flacidez da pele e estrias os efeitos finais ocorrem 6 meses após o tratamento.

Para tratamento de manchas como o melasma atualmente indico a tecnologia Vektra QS (Q-Switched).

[/accordion_item]

[sc:AssineListaFinalPost ]

Laser de CO2 Fracionado
4.1 (81.71%) 35 votes
Category: Dermatologia Estetica, Tecnologias

  1. julia maria farhat (reply): Gostaria de saber quantas aplicações são necessárias para obter resultados com rugas profundas e flacidez. Obrigada.
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Julia, isso depende de quão profunda são essas rugas, normalmente umas três sessões. Mas pode ser necessário associar com outros procedimentos como um Preenchimento ou Sculptra, por exemplo.
  2. marly matos (reply): Oi tenho melasma no rosto todos os médicos me disseram que não tem cura, gostaria de saber se o meu caso tem solução. É onde é essa clínica.
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Marly, o melasma é realmente uma alteração de difícil tratamento, requer disciplina e uma boa escolha de procedimentos para alcançar uma maior melhora.
  3. Camila (reply): Tenho 2 perguntas. Primeiro queria saber se tem faixa etária para fazer esse tratamento ,e o preço de cada seção para estrias brancas.
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Bom dia Camila, a princípio qualquer faixa etária pode fazer o tratamento sim, mas temos que avaliar caso a caso. Quanto ao valor das sessões eu preciso fazer essa avaliação antes para sabermos exatamente o que será necessário fazer. Abraços.
  4. tatiana (reply): Bom dia .. Tenho muitas espinhas e manchas no rosto causa pelo sol esse tratamento seria uma solução para minimizar e/ou acabar tanto com as espinhase e as manchas causada pelo sol . E tambem tenho muitas estrias na parte lateral do gluteo do dois lado e são brancas e outras escuras isso acabaria com as estrias ? Em questão de marcar uma consulta quantos seria essa consulta ? obrigada !
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Tatiana, é possível que esse seja um bom tratamento para o seu caso, no entanto eu precisaria avaliar para podemos determinar o melhor programa de tratamento. Tanto para as marcas de cicatrizes quanto para as estrias.
  5. ana flavia (reply): Olá! Para estrias brancas, são necessárias em média quantas sessões de laser?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Ana Flavia, normalmente precisamos de pelo menos 3 sessões, algumas vezes mais, mas só podemos ter uma programação melhor após uma consulta de avaliação. Fico à disposição.
  6. Catarina (reply): Olá, qual o espaço de tempo correta para cada aplicação, caso a necessidade do pasciente seja umas 3 aplicações ?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Catarina, o intervalo entre as aplicações vai depender do tipo de pele e do que está sendo tratado. Em algumas pessoas pode ser a cada 30 dias, em outros casos é melhor dar intervalo de 2 meses. Cabe ao dermatologista avaliar qual o melhor para o seu caso.
  7. Joyci (reply): Boa tarde, se eu realizar uma sessão em estrias na região do glúteo e pernas após quantos dias posso frequentar a praia usando biquini?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Joyci, o intervalo mínimo é de 15 dias, mas em algumas peles pode ser necessário um intervalo maior. Durante a consulta converse com seu dermatologista, ele poderá te ajudar. Abraços.
  8. leia (reply): Boa tarde ,gostaria de saber se o lase co 2 tem algum risco de manchar a pele no meu caso vo fazer pra rugas e flacides nas ares dos olhos , é um procedimento temporario ou dura mais tempo???
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Leia, existe um pequeno risco sim, por isso mesmo deve ser realizado por um médico treinado nesse tipo de procedimento. Tem ótimos resultados para rugas e flacidez na área dos olhos. Mas algumas vezes pode ser necessário associar o tratamento com botox nesse caso. Abraços.
  9. Jefferson Nascimento (reply): Olá boa noite, No caso de pele propensa a quelóide ou outro tipo parecido de problema, há contra-indicação para uso de co2?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Jefferson, na verdade é necessário avaliar, depende do que se quer tratar. Mas o Laser de CO2 Fracionado tem sido utilizado, inclusive, para o TRATAMENTO de alguns tipos de quelóides e cicatrizes, com bons resultados.
  10. Camila lima (reply): Bom dia, esse tratamento é indicado para quem possui rosácea e vasos na face?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Camila, pode melhorar alguns casos, mas para essa finalidade existem outros tipos de laser com maior eficácia.
  11. catarine (reply): Gostaria de tratar estrias e queloides, como faço ?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Catarine, isso pode ser feito através de vários métodos, como Laser de CO2 fracionado, Dermaroller, entre outros. Seria interessante marcar uma consulta com um dermatologista de confiança para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.
  12. samira (reply): Ola boa tarde. Tenho algumas cicatrizes profundas de acne e algumas manchas por conta da gravidez e sol. Gostaria de saber quantas sessões são necessárias para se notar resultado? E também gostaria de saber se durante essa semana pode se usar maquiagem?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Samira, muitas vezes manchas de gravidez e cicatrizes de acne têm tratamentos distintos. Eu precisaria avaliar a sua pele para fazer um correto diagnóstico e tratamento.
  13. vanessa (reply): Gostei dos comentarios sobre o tratamento do co2 fracionado, qual e a epoca do ano mais indicada para fazer o tratamento. E quanto em media estar custando cada seçao? Estou pensando em fazer.
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Vanessa, se você fizer os cuidados corretamente, após a aplicação do laser ele pode ser feito em qualquer época do ano. Quanto aos valores eu preciso avaliar o seu caso para saber exatamente. Abraços.
  14. Cristiano (reply): Boa Tarde Me chamo Cristiano e tenho cicatrizes de acne profunda e gostaria de saber se esse tratamento é indicado para este tipo de problema e quantas sessões são necessárias? Aguardo resposta e Obrigado!
  15. HELOISA MARIA MATIAS MATTOS (reply): Estou com herpes e marquei uma sessão, porque não posso fazer ?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Heloisa, ao se fazer a aplicação do laser de co2 fracionado, há uma série de reações da pele que a deixam mais frágil, com isso a infecção de herpes pode se alastrar com muita intensidade. Você poderá fazer o tratamento depois, mas não enquanto tiver um problema ativo. Fale com o seu médico sobre isso, assim ele lhe passará um medicamento para prevenir o quadro de recidivar nessa situação.
  16. jean (reply): eh bom tratamento para sardas ?...
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Jean, é um bom tratamento sim, mas também existem outros tipos de laser que trabalhamos e que dá bons resultados. Vai depender do seu caso.
  17. Ludmilla Janyni (reply): tive uma filha recentemente e estou com muitas estrias na barriga e na coxa, gostaria muito de saber se há como diminuir las pois estou muito aflita com o meu corpo e qual o preço!??
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Ludmilla, existe sim alguns tratamentos para as estrias. O Laser de CO2 Fracionado é um desses tratamentos, mas temos também o Dermaroller, entre outros. Agende uma consulta para avaliar.
  18. Adriana (reply): Olá, Tenho melasma no rosto, fazem dois meses que fiz uma sessão de laser CO2, percebi que as manchas ficaram mais escuras. Preciso fazer mais sessões ou parar por aí? Grata.
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Adriana, o uso do CO2 Fracionado para o melasma ainda é controverso. Já vi em congressos, palestrantes que defendem e indicam o uso, enquanto outros que são contra. Existem outros tipos de laser que hoje são mais aceitos e há maior concordância nos estudos. É importante conversar com o médico que está te acompanhando.
  19. Luisa Velloso (reply): Boa tarde! Fiz uma cirurgia das pálpebras, a um mês, gostaria de saber quanto devo esperar para submeter a esse procedimento com CO 2 fracionado. Outra coisa depois da aplicação de CO2 posso ir p casa sozinha ou preciso que uma pessoa me acompanhe. Obrigada!
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Luisa, você já pode fazer o Laser de CO2 Fracionado pois ele ajuda a cicatriz ficar ainda melhor, na verdade existem estudo de uso do Laser pouco tempo após procedimentos cirúrgicos para poder melhorar as cicatrizes, como as cicatrizes de próteses mamárias, cirurgias abdominais, etc. E você pode ir para casa sozinha após o procedimento.
  20. cleia rodrigues (reply): Olá .estou mi preparando para fazer o laser co2 fracionado porque tenho muitas cicatrizes de acne ,e como é fim de ano e tem muitas festas ,se durante os sete dias apos a sessao relmente não se nota manchas vermelhas ,e sim quantos dias é necesssario para voltar a uma aparencia boa .obrigado voc é muito simpática .
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Cleia, é importante avaliar, pois em alguns casos é possível ver um eritema (vermelhidão) por até 15-30 dias dependendo da intensidade que o procedimento deve ser feito.
  21. DIONE MOLINA INACIO (reply): Bom dia! Dr Alexandre. Gostaria de saber se a aplicação de Co2 ajuda a eliminar o bigode chinês, e se posso fazer também aplicação nos braços e mãos, não tenho manchas, tenho a pele craquelada em ambos. Obs: tenho 63 anos. Grata! Dione
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Dione, em alguns casos, onde há muita flacidez e fazemos um plano de tratamento mais intenso, o Laser de CO2 pode sim diminuir o bigode chinês (sulco nasogeniano), no entanto, em muitos casos é necessário associar com um preenchimento ou algum outro tratamento. Depende muito de cada caso. Ele pode ser usado em outras áreas do corpo, em casos específicos, é importante avaliar, com cuidado o seu caso.
  22. Natália (reply): Boa tarde, gostaria de saber se quem está amamentando pode fazer o tratamento Laser de CO2 ?
  23. Ana Alice (reply): Quanto tempo dura o efeito? Ou seja após fazer as sessões necessárias para minha pele , quanto tempo dura o efeito? Para flacidez ! ObrigDa
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Uma vez feito o tratamento Ana, a sua pele passa por um "rejuvenescimento" real, o efeito não se perde, mas nossa pele continua envelhecendo. O resultado durará mais se os cuidados após o procedimento também forem maiores.
  24. Cibele (reply): Dr. bom dia! Por favor, o que se faz primeiro o botox ou o laser? Tenho rugas de expressão na testa, e poros abertos...obrigada
  25. Fernanda (reply): Olá Dra ! ,ha 6 meses terminei de fazer um tratamento com Ruacutan ,mas ficaram sequelas ,como cicatrizes e bastante cravos agora quero fazer o laser co2 .E gostaria de saber se antes de fazer o laser seria bom fazer uma limpeza de pele com uma estaticista ,para retirada desses cravos .
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Fernanda, não há necessidade. Aconselho procurar primeiro a consulta com o médico. Abraços.
  26. neide (reply): Oi douto, gostaria de saber se melasma tem cura ? Porque os médicos falam que não tem cura. Se tiver, qual o melhor tratamento? Obrigada
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Neide, acabo de voltar de um congresso e isso continua sendo uma verdade, ainda não temos uma cura definitiva para o melasma, mas temos uma série de tratamentos com bons resultados. A escolha de qual será o melhor depende de cada pessoa. Por isso a avaliação médica é essencial.
  27. Débora (reply): Estou a 4 meses usando Roacutan com previsão de uso por mais 2 meses. Já possuo marcar de acne em todo o rosto e poros dilatados. Esse tratamento seria indicado para o meu caso? Poderia ser feito concomitantemente com o uso do Roacutam ou somente após o fim do tratamento?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Débora, É provável que o Laser Fracionado seja um bom tratamento para você. Claro que você precisa avaliar a sua pele. No entanto, normalmente, não fazemos durante o tratamento com o Roacutan, devendo esperar o final do mesmo. Se quiser marcar uma consulta ligue: (31) 3222-2245. Abraços.
  28. Junior (reply): Olá, tenho uma espécie de gordura no Nariz (parece um calo), na verdade parece uma espinha que não saiu. Gostaria de saber se o CO2 trata esse tipo de "calo".
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Junior, em casos como o seu eu teria que avaliar antes para te dar certeza. Marque uma consulta: 31-3222-2245. Será um prazer podermos conversar e decidir o melhor tratamento. Atenciosamente.
  29. Jéssica (reply): Bom dia Dr, ja tem um mês que fiz uma sessão de CO2 nas coxas, e as regiões ainda estão vermelhas, é normal isso? A mancha ira sair? Ou sera permanente? Desde já agradeço!
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Jéssica, mancha avermelhada (eritema) tardio, é um efeito colateral possível, mas se o laser foi bem indicado e aplicado, ele normalmente sai sim. Converse com o seu dermatologista sobre suas dúvidas.
  30. fabiana francisca dos santos (reply): Oi doutor! Já estou na 6 sessão de co2 e as cicatrizes de acne continuam do mesmo jeito. há pele que não melhore com o laser. E há um limite de sessões?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Fabiana, casos como o seu são raros, principalmente se os parâmetros de aplicação foram corretos. De toda forma, existem outras formas de tratar as cicatrizes além do próprio laser. Não há um limite de sessões não.
  31. Daria (reply): Já tenho o fio russo há mais de 10 anos. Algum problema fazer agora o CO2 fracionado?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Olá Daria, se o fio foi aplicado no plano certo, não haverá problemas com relação ao Laser de CO2 Fracionado.
  32. wallison mesquita teles (reply): eu tenho manchas vermelhas que ficaram depois da acne e tambem cicatrizes e tambem um corvinha causada por uma espinha inflamada , queria saber se o laser co2 seria o melhor tratamento para resolver meu problema , quero um tratamento eficaz , tambem quero saber se o tratamento atrapalhar o trabalho , por que nao posso fica sem trabalhar , tenho que trabalhar de segunda a sexta
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Oi Wallison, o laser de CO2, a princípio seria sim um bom tratamento, mas precisaria fazer uma avaliação detalhada sobre o seu caso, para escolhaer a melhor opção, principalmente com essa restrição do trabalho.
  33. marcia moreira da costa (reply): queri saber se minha filha de 17 anos pode fazer pois ela tem muita espinha é cravos é fica com a pele muito vermelha é quanto custa cada sessão
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Marcia, a princípio poderia, mas temos que avaliar antes a pele para fechar o diagnóstico e tratamento mais indicado.
  34. Guilherme Henrique (reply): Eu tenho muitas pintas pretinhas no rosto, por causa do sol eu queria saber se o lazer retira essas pintas
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Guilherme, a possível sim, mas teria que avaliar o seu caso, pois pode ser indicado algum outro tipo de laser. Marque uma consulta. Abraços.
  35. Teruska (reply): Qual é o procedimento pais eficaz no caso de pele envelhecida? Esculptra ou CO2 fracionado?
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Teruska, ambos os procedimentos têm efeitos excelentes. Cada caso vai pedir um ou outro procedimento, mas em muitos casos eles são complementares.
  36. Renata Miranda (reply): Olá! Meu nome é Renata, sou de Bauru, tenho hiperplasia Sebácea, faz 30 dias que fiz laser pixel, não obtive nenhum resultado. Agendei um laser Co² fracionado para junho. A dermatologista disse que tem que fazer em tempo frio. Antes disso, já tomei roacutan por um ano, também não surtiu efeito. Estou com receio de perder dinheiro novamente. Mas, também estou desesperada, isso no rosto é muito feito, mal consigo me arrumar. Gostaria de sua opinião. Uma pena que seu consultório é tão longe. caso não, com certeza agendaria uma consulta.
    • Alexandre Lima (reply): Renata, o CO2 é um bom tratamento para muitos casos de Hiperplasia Sebácea, mas para saber o seu especificamente só avaliando. Além disso tem que entender que a resposta varia em cada pessoa, mas não desista não.