Uma das grandes armas da dermatologia e talvez o procedimento com maior potencial de rejuvenescimento, o peeling de fenol é um procedimento com resultados inacreditáveis, mas também deve ser muito bem compreendido.
Por isso, vamos entender o quê são os peelings e diferença entre eles.
O quê são os peelings?
Os peelings químicos são usados com a finalidade de provocar uma lesão na pele, em profundidade específica. Essa lesão programada tem a função de estimular o crescimento de novas células da pele, melhorar a sua superfície e aparência.
Essa esfoliação dos peelings químicos estimulam um novo crescimento na epiderme e derme de novas fibras de colágeno e uma distribuição mais uniforme da melanina.
A principal classificação dos peelings é em relação à sua profundidade: superficial, médio e profundo. Quanto mais profundo, melhores os resultados, mas claro, nem tudo são rosas, maiores serão os cuidados necessários também.
O quê é o peeling de fenol?
O Peeling de Fenol é um tratamento estético que promove um intenso rejuvenescimento da pele. É um peeling profundo, significando que ele age em camadas mais fundas da nossa pele, especificamente uma camada que chamamos de derme reticular. Como dito quanto mais profundo, melhores os resultados. O peeling de fenol é um procedimento estético que promove rejuvenescimento facial de uma forma mais natural que outros tratamentos.
Não é uma cirurgia, mas os resultados são até melhores em vários casos, mas requer o acompanhamento médico e às vezes de um anestesista.
Os resultados são muito importantes, podendo proporcionar um “rejuvenescimento de até 20 anos” no aspecto da pele.
Já é um procedimento conhecido há décadas, mas sofreu vários avanços permitindo que seja feito, inclusive em consultório, desde que por um médico capacitado. Ganhou fama recente após alguns programas como Gugu e Ana Maria Braga falarem sobre ele em uma entrevista com o Dr. Kacowicz (“peeling de fenol kacowicz”).
Peeling de Fenol Light (ou Peeling de Fenol Médio)
Com a evolução do método, surgiram alternativas mais brandas do peeling de fenol, seja em concentrações mais baixas ou com a aplicação apenas em algumas áreas específicas. Passando a ser batizado de Peeling de Fenol Light. É uma forma alternativa para quem não precisa de um peeling profundo padrão.
Para a realização de um peeling de fenol médio, não há necessidade de uma estruturas hospitalar. O procedimento é ambulatorial e indolor, não requerendo anestesia ou internação, assim como analgésicos potentes no pós-peeling.
São indicados para rugas finas e fotoenvelhecimento de leve a moderado, com manchas senis. Recorremos aos peelings de fenol light, muito convenientes, devido ao bom custo-benefício e tempo reduzido de tratamento.
Quais são as indicações
A indicação ficará sempre a cargo do médico que está te avaliando.
É um procedimento agressivo e por isso não pode ser feito de forma irresponsável. Ele está bem indicado em peles mais claras e com muitas rugas e manchas, devido a fotoenvelhecimento intenso. Também em peles com muitas cicatrizes de acne que não responderam bem a outros tratamentos.
“Quem não pode realizar o peeling de Fenol?
- Pessoas com pele negra.
- Uso de Isotretinoína nos últimos 12 meses.
- Portadores de doenças cardíacas, renais e hepáticas descompensadas.
- Pessoas propensas a formação de quelóide.
- Pacientes grávidas.
Quais são os cuidados antes do peeling
O seu médico vai indicar os cuidados específicos para o seu caso, mas usualmente é feito um preparo da pele com algum retinóide, que é um tipo de ácido que irá ativar a renovação e a capacidade de cicatrização da pele. Além da recomendação de evitar fumar e de se expor ao sol por um tempo.
Como fica a pele depois do peeling de fenol?
Por se tratar de um peeling profundo a pele passa por inchaço e descamação intensa que leva vários dias. Usualmente de 10-15 dias. Após esse período a pele pode ficar um pouco avermelhada, melhorando gradativamente.
Os resultados específicos vão depender da técnica empregada.
Antes e depois do Peeling de Fenol
O peeling de fenol oferece uma grande promessa no tratamento de rugas profundas, fotoenvelhecimento e cicatrizes de acne, por isso ele ficou tão famoso. Com esse peeling podemos dispensar intervenções cirúrgicas e ocorre um rejuvenescimento real da pele que se apresenta com sua estrutura mais homogênea, luminosa e com melhor tônus.
Abaixo veja no vídeo abaixo uma matéria veiculada sobre o procedimento:
Onde posso fazer o Peeling de Fenol?
Se você procura um lugar próximo a você para realizar o Peeling de Fenol em Belo Horizonte, marque uma consulta na Clínica Dr. Alexandre Lima, onde estamos disponíveis para realizar o procedimento de segunda à sexta, da 8:00 às 18:00 (com um pequeno horário de almoço).
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1181 sl 510.
Telefone: (31) 3222-2245
Celular/Whatsapp: (31) 98625-8869
[sc name=”AssineListaFinalPost” ]