Rugas e Linhas de Expressão
em Belo Horizonte

Quando falamos em Rugas e Linhas de Expressão, a grande maioria de nós teme o surgimento de linhas, sulcos, e dobras no rosto, principalmente na testa, entre as sobrancelhas (região glabelar) e ao redor dos olhos.

Sabemos que, em todos nós, as rugas vão aparecer em nosso rosto mais cedo ou mais tarde. Claro que não há como pode impedir, totalmente, o envelhecimento e a flacidez na nossa pele, mas você não precisa ter uma pele toda enrugada. Ao consultar um dermatologista você verá que, com medidas específicas e bom senso, podemos prevenir um pouco a formação das rugas e manter seu rosto com um aspecto muito melhor e sem aquela flacidez que tanto fugimos.

Imagem Rugas e Linhas de Expressão
A nossa pele possui duas características importantes elasticidade e plasticidade. A elasticidade dá a capacidade de se expandir e contrair em resposta à movimentação da musculatura abaixo dela. A plasticidade é a capacidade de se moldar novamente ao seu estado inicial, normal. Com o passar do tempo perdemos quantidade e qualidade do colágeno na pele e há diminuição da quantidade de ácido hialurônico e diminuição da hidratação. Isso tudo propicia a formação de rugas.

Diferenças entre Linhas de Expressão e Rugas estáticas

As linhas de expressão (ou rugas de expressão) são aquelas causadas pela movimentação da musculatura facial, ao se movimentar e contrair há o surgimento das linhas de expressão. Numa pele jovem e de boa qualidade, quando o movimento do músculo acaba a pele volta ao seu normal, sem rugas.

As rugas estáticas, são sulcos ou linhas que permanecem na nossa pele, mesmo quando não estamos contraindo os músculos do rosto.

Como surgem as linhas de expressão?

Devido aos fatores já mencionados acima a nossa pele perde a capacidade de retornar ao seu estado natural.
Alguns hábitos de expressão pioram a situação, como pessoas que estão sempre tensas e por isso contraem muito a musculatura frontal, formando as rugas de expressão na testa.

Outro exemplo são pessoas com problemas oftalmológicos, muitos na tentativa de enxergar melhor contraem os olhos com maior frequência formando rugas ao redor dos olhos.

E assim temos vários outros exemplos em que o hábito constante de um determinado tipo de expressão faz com que apareçam mais rugas. Alguns hábitos de vida ruim podem piorar isso pois pioram a qualidade da pele, levando à flacidez: exposição solar, tabagismo, exposição à poluição, entre outros.

Cremes para rugas funcionam?

Muitas pessoas buscam “cremes para tratar rugas”, “cicatricure para rugas” e vários outros tipos. No entanto o uso da maioria desses cremes não tem efeito comprovado cientificamente. Não existe, por exemplo, um creme com efeito botox.

Na dermatologia temos vários estudos de cosmecêuticos para tratamento de rugas no rosto, esses com comprovação em pesquisas de laboratório. O dermatologista poderá selecionar o mais específico para você, em função do seu problema.
No entanto mesmo o tratamento com esses cremes tem efeito auxiliar, não substitui os procedimentos.

Como tratar as linhas de expressão?

Para tratar as rugas de expressão temos que lançar mão de várias estratégias:

  • Cuidado contínuo com a pele: uso de protetor solar, anti-oxidantes, cremes para rugas (anti-aging), ácidos específicos para o rejuvenescimento, etc. São medidas auxiliares. O melhor que você tem a fazer é procurar um bom dermatologista pois ele saberá escolher os tratamentos mais específicos para você.
  • Aplicação de Botox (ou toxina botulínica): A toxina botulínica (botox, dysport, xeomin, etc), atua impedindo a contração exagerada da musculatura, tornando mais suave. Isso diminui as rugas e linhas de expresssão e também trata um pouco das rugas estáticas do rosto.
  • Tratamento a Laser das rugas: o uso de laser, para o tratamento das rugas do rosto, rugas da testa e rugas da área dos olhos e da boca, traz ótimos resultados, principalmente por melhorar a flacidez e diminuir as rugas estáticas, um bom exemplo é o Laser de CO2 Fracionado, mas para rugas de expressão, a aplicação de botox continua sendo o método mais indicado.

Clínica Alexandre Lima
Beleza e Harmonia

O embrião da clínica surgiu há 18 anos, quando o Dr. Alexandre Lima se formou.

Após alguns anos montou seu consultório, onde atendia pacientes com queixas estéticas.

Em 2016 ele cria a Clínica Alexandre Lima, uma clínica totalmente voltada na valorização da Beleza e Estética de cada pessoa, respeitando, acima de tudo, essas individualidades.

Por acreditar que ninguém deve ser enquadrado em um padrão, em uma caixinha. Isso nos levou a ser uma Clínica Médica totalmente voltada aos tratamentos estéticos em Belo Horizonte, extremamente elogiada por todos que passam por aqui.

saiba mais sobre a clínica

Conheça as principais áreas de atuação

Veja alguns depoimentos sobre a Clínica Alexandre Lima

Ícone Depoimento Maria Carolina

⭐⭐⭐⭐⭐

Foi Maravilhoso, pois recebi um atendimento personalizado e fui tratada com muito carinho e respeito.
Todas as minhas expectativas foram atendidas e já tenho 3 anos que sempre volto para cuidar do corpo e da pele do rosto com a equipe da Clínica.
Indico para todas as minhas amigas, sempre!

Ícone Depoimento Zilda Beltrão

⭐⭐⭐⭐⭐

Procurei a clínica através do que via sobre o trabalho do Dr. Alexandre no Instagram. Vi a seriedade do seu trabalho. Então resolvi testar. Primeiramente fiz apenas um procedimento. Fiquei tão satisfeita com a atenção de toda equipe, e, principalmente, com o resultado, que me senti confiante em fazer outros procedimentos. O doutor Alexandre é sem dúvida um grande profissional. Ele faz uma análise criteriosa e nos apresenta sempre algo que nos deixa muito confiantes. Eu recomendo muito.

Ícone Depoimento Alexandra Monteiro

⭐⭐⭐⭐⭐

Há cinco anos frequento a clínica e todos são muito atenciosos, educados e muito prestativos. O Dr. Alexandre é um excelente profissional e muito sensato, faço botox duas vezes ao ano e trato o meu melasma e minhas "sardinhas". Estou muito satisfeita, porque os tratamentos me deixam com a pele saudável além de prevenir o envelhecimento.