TAKING TOO LONG?
CLICK/TAP HERE TO CLOSE LOADING SCREEN.

Rugas e Linhas de Expressão

[visibility type=”visible-phone”]

[/visibility]

Quando falamos em Rugas e Linhas de Expressão, a grande maioria de nós teme o surgimento de linhas, sulcos, e dobras no rosto, principalmente na testa, entre as sobrancelhas (região glabelar) e ao redor dos olhos.

Sabemos que, em todos nós, as rugas vão aparecer em nosso rosto mais cedo ou mais tarde. Claro que não há como pode impedir, totalmente, o envelhecimento e a flacidez  na nossa pele, mas você não precisa ter uma pele toda enrugada. Ao consultar um dermatologista você verá que, com medidas específicas e bom senso, podemos prevenir um pouco a formação das rugas e manter seu rosto com um aspecto muito melhor e sem aquela flacidez que tanto fugimos.

A nossa pele possui duas características importantes elasticidade e plasticidade. A elasticidade dá a capacidade de se expandir e contrair em resposta à movimentação da musculatura abaixo dela. A plasticidade é a capacidade de se moldar novamente ao seu estado inicial, normal. Com o passar do tempo perdemos quantidade e qualidade do colágeno na pele e há diminuição da quantidade de ácido hialurônico e diminuição da hidratação. Isso tudo propicia a formação de rugas.

[accordion_item title="Diferenças entre Linhas de Expressão e Rugas estáticas"]

As linhas de expressão (ou rugas de expressão) são aquelas causadas pela movimentação da musculatura facial, ao se movimentar e contrair há o surgimento das linhas de expressão. Numa pele jovem e de boa qualidade, quando o movimento do músculo acaba a pele volta ao seu normal, sem rugas.

As rugas estáticas, são sulcos ou linhas que permanecem na nossa pele, mesmo quando não estamos contraindo os músculos do rosto.
[/accordion_item]

[accordion_item title="Como surgem as linhas de expressão?"]

Devido aos fatores já mencionados acima a nossa pele perde a capacidade de retornar ao seu estado natural.

Alguns hábitos de expressão pioram a situação, como pessoas que estão sempre tensas e por isso contraem muito a musculatura frontal, formando as rugas de expressão na testa.

Outro exemplo são pessoas com problemas oftalmológicos, muitos na tentativa de enxergar melhor contraem os olhos com maior frequência formando rugas ao redor dos olhos.

E assim temos vários outros exemplos em que o hábito constante de um determinado tipo de expressão faz com que apareçam mais rugas. Alguns hábitos de vida ruim podem piorar isso pois pioram a qualidade da pele, levando à flacidez: exposição solar, tabagismo, exposição à poluição, entre outros.

[/accordion_item]

[accordion_item title="Cremes para rugas funcionam?"]

Muitas pessoas buscam "cremes para tratar rugas", "cicatricure para rugas" e vários outros tipos. No entanto o uso da maioria desses cremes não tem efeito comprovado cientificamente. Não existe, por exemplo, um creme com efeito botox.

Na dermatologia temos vários estudos de cosmecêuticos para tratamento de rugas no rosto, esses com comprovação em pesquisas de laboratório. O dermatologista poderá selecionar o mais específico para você, em função do seu problema.
No entanto mesmo o tratamento com esses cremes tem efeito auxiliar, não substitui os procedimentos.

[/accordion_item]

[accordion_item title="Como tratar as linhas de expressão?"]

Para tratar as rugas de expressão temos que lançar mão de várias estratégias:

  • Cuidado contínuo com a pele: uso de protetor solar, anti-oxidantes, cremes para rugas (anti-aging), ácidos específicos para o rejuvenescimento, etc. São medidas auxiliares. O melhor que você tem a fazer é procurar um bom dermatologista pois ele saberá escolher os tratamentos mais específicos para você.
  • Aplicação de Botox (ou toxina botulínica): A toxina botulínica (botox, dysport, xeomin, etc), atua impedindo a contração exagerada da musculatura, tornando mais suave. Isso diminui as rugas e linhas de expresssão e também trata um pouco das rugas estáticas do rosto.
  • Tratamento a Laser das rugas: o uso de laser, para o tratamento das rugas do rosto, rugas da testa e rugas da área dos olhos e da boca, traz ótimos resultados, principalmente por melhorar a flacidez e diminuir as rugas estáticas, um bom exemplo é o Laser de CO2 Fracionado, mas para rugas de expressão, a aplicação de botox continua sendo o método mais indicado.

[/accordion_item]

[layerslider id="14"]

[sc:AssineListaFinalPost ]

Rugas e Linhas de Expressão
Avalie essa publicação
Category: Alterações Estéticas, Dermatologia Estetica

  1. juliana (reply): Amei esta materia quero compartilhar
    • Dr. Alexandre Lima (reply): Juliana, fique à vontade para compartilhar, seja em rede social ou em outros sites. Pediria apenas que colocasse um link para a matéria original e me avise aqui para eu dar uma passada lá.